5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reunião dos Ministros do G7 na Itália abordam crises regionais

Reunião dos Ministros do G7 na Itália abordam crises regionais

Roma, 17 abr (Prensa Latina) A reunião de chanceleres do Grupo dos Sete (G7) que se reunirá de hoje até sexta-feira na ilha italiana de Capri, terá como temas centrais os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, que presidirá esta reunião com seus homólogos do Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Alemanha, França e Canadá, antecipou em declarações publicadas no site oficial do seu ministério que serão abordadas ações para evitar uma escalada na sequência dos recentes confrontos entre Israel e o Irão.

No fórum que terá lugar naquele destino turístico do sul da Baía de Nápoles, estarão presentes o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia, Josep Borrell, bem como o Secretário-Geral da Organização do Tratado da União Europeia, é esperado. Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg.

Participarão também o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani, atual presidente da União Africana (UA), bem como o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitri Kuleba, que deverá exigir maior apoio do G7 para seu país que enfrenta uma situação complexa no seu conflito de guerra com a Rússia.

Tajani afirmou na segunda-feira passada, durante o programa televisivo Quarta República, que “todos estão preocupados com o que está a acontecer”, relativamente à ameaça de um possível novo ataque de Israel contra o Irã, já que “correria o risco de piorar a situação”. ainda mais”, algo que seria “prejudicial para todos”.

Na tarde da passada terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano falou na sede da chancelaria com embaixadores da Liga dos Estados Árabes e da Organização de Cooperação Islâmica, aos quais garantiu que Roma apoia o diálogo para a paz e a estabilidade no Médio Oriente e procura aliviar a crise humanitária na Faixa de Gaza.

O chefe da diplomacia italiana afirmou que “perante o agravamento das tensões, a promoção do diálogo e da diplomacia continua a ser a chave para facilitar soluções que privilegiem a humanidade e a cooperação em detrimento da discórdia prolongada”.

Referiu-se também à “urgência de reforçar a assistência à população civil na Faixa de Gaza”, vítima dos ataques de Israel que causaram, até à data, a morte de cerca de 34 mil pessoas.

Afirmou que “sem o pleno envolvimento de todos os atores regionais e a aceitação do princípio de dois povos e dois Estados, coexistindo em reconhecimento e respeito mútuos”, uma solução para a crise em Gaza, e em geral para a disputa entre Israel, é impossível.

Enfatizou também aos diplomatas árabes que o seu Governo, também como presidente do G7, “está a fazer todo o possível para apelar à moderação entre todos os atores” e neste sentido sublinhou a importância de promover a cooperação para uma saída da crise “neste contexto de extrema fragilidade”.

oda/ort / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES