Para o efeito, a agência de desenvolvimento Ireda abriu um escritório na capital do estado de Gujarat para, entre outros objetivos, facilitar a redução significativa dos custos dos projetos de produção de hidrogénio verde e energias renováveis.
Durante a mesa redonda Oportunidades futuras de crescimento para armazenamento de energia de longa duração, realizada na véspera em Abu Dhabi, o presidente e diretor geral da agência Ireda, Pradip Kumar Das, garantiu que a iniciativa é estratégica porque contribuirá para o progresso de Índia rumo a um futuro mais verde
Por outro lado, enfatizou o papel fundamental que o armazenamento de energia desempenhará no cumprimento da meta da Missão Nacional do Hidrogénio Verde de uma produção de mais de cinco milhões de toneladas métricas por ano até 2030.
A meta será alcançada com ênfase em pesquisa e desenvolvimento para reduzir custos e melhorar o desempenho das soluções de armazenamento de energia, afirmou.
Referiu-se à importância da implementação de políticas que fortaleçam a rede da cadeia de abastecimento, com vista ao sucesso da implantação de tecnologias.
Fornece soluções financeiras competitivas e personalizadas incentivará o investimento em projetos necessários neste sentido, acrescentou.
A Índia tomou medidas ativas nesta direção, incluindo a formulação de um roteiro de requisitos de armazenamento até 2047, concursos agnósticos em termos de tecnologia e intervenções governamentais que apoiam o fabrico de baterias e projetos de energia hidroelétrica bombeada, afirmou o ministério de energia renovável.
Ele mencionou que a Autoridade Central de Eletricidade da Índia projeta uma necessidade de armazenamento de quase 400 gigawatts/hora para o período 2030-2032.
O órgão estatal sublinhou a importância da Ireda na vanguarda do financiamento das energias renováveis, fornecendo produtos inovadores para tecnologias emergentes a preços competitivos.
Além disso, observou que está empenhado em apoiar a implantação de tecnologias de armazenamento de energia na Índia.
jf/lrd / fav