O EPWP, lembra a Presidência em uma declaração, é um programa governamental de âmbito nacional para criar oportunidades de trabalho e apoio à renda para pessoas pobres e desempregadas por meio do fornecimento de bens e serviços públicos e comunitários.
De acordo com o texto, ele é implementado nos setores de infraestrutura e não estatais, coordenados pelo Ministério de Obras Públicas e Infraestrutura; no setor social, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social; e no Ministério do Meio Ambiente e Cultura.
De acordo com a Presidência, cerca de 14 milhões de oportunidades de emprego foram criadas desde o início do EPWP por meio de mais de 300 agências públicas e organizações sem fins lucrativos.
O texto detalha que foram criadas oportunidades de trabalho nos setores de construção e manutenção de estradas, construção de escolas e clínicas, serviços de desenvolvimento da primeira infância, projetos de limpeza ambiental e remoção de vegetação exótica.
A iniciativa inclui treinamento em habilidades de construção, pintura, alvenaria, carpintaria, atendimento domiciliar comunitário e combate a incêndios.
Na ocasião, o presidente também lançará oficialmente a Fase V do programa, que teve início em 1º de abril e se estenderá até 31 de março de 2029.
mem/mv/bm