O comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Rússia disse que um resultado prático do trabalho foi a decisão de criar um registro para o intercâmbio de informações sobre ataques e incidentes cibernéticos entre um grupo ampliado de participantes.
A nota acrescenta que as propostas russas para fortalecer a estrutura legal para interação, bem como para iniciar um diálogo por meio da comunidade científica e acadêmica, receberam uma reação positiva dos parceiros.
Durante a reunião, segundo o Ministério das Relações Exteriores, as delegações concordaram em continuar a cooperação e confirmaram seu compromisso com o uso pacífico das tecnologias de informação e comunicação.
A próxima reunião do grupo de trabalho do Brics ocorrerá em 2025, sob a presidência do Brasil.
O grupo Brics, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é uma aliança de mercados emergentes e países em desenvolvimento fundada em laços de amizade, solidariedade e interesses comuns.
Em 2023, o grupo convidou a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã a se juntarem, tornando-se membros plenos a partir de 1º de janeiro de 2024.
jf/gfa/mb