A formação adequada do pessoal e a sua posterior certificação internacional é atualmente o principal desafio do terminal aéreo, inaugurado em 10 de novembro de 2023.
O coordenador do Gabinete Operacional de Infraestruturas, José Paulo Nóbrega, disse à Agência Angolana de Imprensa que a formação do pessoal começou há cerca de quatro meses e a partir do mês de junho começarão a ocupar os seus postos para dar continuidade ao processo de preparação.
Acrescentou que também devem avançar num curto espaço de tempo com a formação de técnicos de manutenção.
Neste sentido, explicou que, pela dimensão do terminal aéreo e pela multiplicidade de serviços, existe uma equipe multidisciplinar de 18 grupos, composta por mais de 40 técnicos cada, que inclui especialistas dos transportes públicos e ferroviários, entre outros que eles trabalham para iniciar a instalação.
O aeroporto opera com serviços de carga desde janeiro e atualmente realiza em média cinco voos semanais.
Com capacidade para atender 15 milhões de passageiros por ano, durante a cerimónia de inauguração da instalação foi anunciado que a moderna infraestrutura iniciaria as operações de voos domésticos em fevereiro e, a partir de junho de 2024, os itinerários internacionais.
No entanto, foi anunciado que a abertura escalonada do terminal respondia a razões de segurança, uma vez que deveriam ser realizados os testes necessários para a certificação e formação de pessoal.
jf/kmg / fav