A autoridade confirmou a apreensão bem-sucedida de armas em uma operação feita pela Unidade de Patrulha Especial em uma ilha na costa da Cidade de Belize e a chamou de “o maior suprimento de armas ilegais já apreendido pela polícia”, juntamente com uma quantidade significativa de maconha e cocaína.
Com relação à medida que expira na próxima sexta-feira, Musa disse que ainda não foi esclarecido em nível de gabinete se o estado de emergência persistirá, apesar das fortes críticas à sua eficácia em descobrir membros de gangues conhecidas, bem como seu suprimento de drogas e armas de alta potência.
O governo de Belize decretou estado de emergência a partir de 26 de março em várias áreas ao sul da Cidade de Belize e em áreas específicas do Distrito de Cayo em resposta a um aumento preocupante da violência relacionada a armas.
A diretriz, aprovada pela governadora Dame Froyla, vem em resposta a um aumento no número de tiroteios, com 26 assassinatos registrados desde o início do ano, acima dos 19 registrados no ano passado durante o mesmo período.
lam/chm