De 8 a 15 de abril, a delegação cubana compartilhou informação e conhecimentos sobre boas práticas em processos de governança e modelos de gestão de sistemas alimentares locais, explicou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A visita foi possível no âmbito do programa “Apoio estratégico para a segurança alimentar sustentável em Cuba”, que é financiado pela União Europeia.
Segundo a fonte, o projeto está sendo implementado pela FAO e pelo Ministério da Agricultura (MINAGRI), e seus principais resultados incluem assistência técnica para a implementação da Lei de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Cuba.
Em nome do MINAGRI, Mayra Cruz disse que a estadia na Costa Rica permitiu que eles se aproximassem das localidades e dos governos municipais, onde puderam observar o trabalho intersetorial e os programas com foco social na segurança alimentar.
A missão cubana conheceu casos de sucesso na implementação de sistemas de indicadores para o planejamento, monitoramento e controle da segurança alimentar em nível local, bem como o processo de construção do roteiro da Costa Rica apresentado durante a Cúpula de Sistemas Alimentares.
Além disso, as partes apreciaram as iniciativas inovadoras na comercialização de produtos agrícolas, o desenvolvimento de mercados e feiras de agricultores em diferentes municípios da Costa Rica.
De acordo com a FAO, outro evento relevante foi o encontro na Assembleia Legislativa da Costa Rica com Sonia Rojas, que é a coordenadora regional da Frente Parlamentar contra a Fome e a Desnutrição.
lam/mjm