De acordo com os organizadores, os 12 filmes estrangeiros e os três filmes chineses que participam da competição foram escolhidos entre mais de mil inscrições feitas este ano.
O júri da competição principal é composto por sete membros, presidido pelo renomado diretor de cinema e músico sérvio Emir Kusturica.
Eles selecionarão os vencedores em dez categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Contribuição Artística, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Principal, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Música.
Em homenagem ao 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a França, a edição deste ano incluiu uma mostra do cinema francês com filmes como La Vie en Rose (2007), A Serious Job (2023) e The Abduction (2023).
De acordo com Myriam Pavageau, Ministra da Embaixada da França na China, os dois países fortalecerão a cooperação na indústria cinematográfica este ano.
“A Semana do Cinema Francês selecionou trinta filmes que abrangem sessenta anos de amizade entre a França e a China, de 1964 a 2024”, acrescentou.
De fato, em 1958, o Beijing Film Studio e a French Garance Film Company produziram em conjunto o filme “Comet”, que foi a primeira coprodução entre a China e um país estrangeiro.
jha/idm/bm