5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evocação de Jorge R. Masetti 60 anos após seu desaparecimento físico

evocacao-de-jorge-r-masetti-60-anos-apos-seu-desaparecimento-fisico

Evocação de Jorge R. Masetti 60 anos após seu desaparecimento físico

Havana, 21 abr (Prensa Latina) Em 21 de abril de 1964, o jornalista Jorge Ricardo Masetti, fundador e primeiro diretor da Prensa Latina, caiu em combate pela revolução latino-americana em sua Argentina natal.

Depois de concluir seu trabalho à frente da agência de notícias latino-americana, logo após a vitória em Playa Girón, em 19 de abril de 1961, Masetti iniciou o caminho que o tornaria o Segundo Comandante do Exército Revolucionário do Povo.

Essa organização insurgente foi a vanguarda encarregada de criar as condições no sul do país para a chegada do comandante Ernesto Che Guevara, que assumiria a liderança do processo de emancipação continental.

Uma comunidade de ideias sobre a luta pela libertação da Pátria Grande cresceu entre os dois argentinos, nascidos na Sierra Maestra, onde Masetti chegou em 1958 como enviado da estação de rádio de Buenos Aires, a Radio El Mundo, para entrevistar Che e o Comandante-em-Chefe, Fidel Castro.

Em 9 de janeiro de 1959, ele retornou a Cuba a convite do Comandante Guevara e se juntou à luta para consolidar a revolução triunfante.

Assim que chegou a Havana, Masetti fez parte do grupo de jornalistas cubanos e latino-americanos que organizaram a Operação Verdade em 21 e 22 de janeiro, o preâmbulo da criação da Prensa Latina em 16 de junho daquele ano.

Sob sua liderança, a agência de notícias nascente abriu caminho no contexto internacional como uma voz dissonante a favor da verdade, apesar das agressões dos Estados Unidos e de seus aliados, incluindo os monopólios de mídia, na época e agora.

O inquieto argentino, nascido em 31 de maio de 1929 em Avellaneda, desenvolveu na Prensa Latina sua visão do novo jornalismo latino-americano, objetivo, mas não imparcial.

Em novembro de 1962, ele deixou Cuba para realizar seu sonho como guerrilheiro nas montanhas e selvas de Salta, onde desapareceu em 21 de abril de 1964, tentando escapar da perseguição das forças de segurança argentinas.

De acordo com o testemunho de sobreviventes dessa experiência de guerrilha, ele estava fisicamente muito debilitado e quase sem forças para andar.

Sessenta anos depois de sua partida para a eternidade, Masetti continua vivo no jornalismo honesto e comprometido com a verdade que ele ajudou a forjar e, principalmente, na agência internacional de notícias que ele criou e dirigiu com inteligência singular e ética profissional.

mem/fgg/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES