Especialistas asiáticos projetaram um sistema inovador de armazenamento de energia que integra materiais anódicos normalmente usados em baterias com cátodos adequados para supercapacitores; permitindo que o dispositivo atinja altas capacidades de armazenamento e velocidades rápidas de upload ou download.
Esta nova tecnologia pode ser preenchida com energia rapidamente e atingir uma densidade de 247 Watt-hora por quilograma (Wh/kg) e uma densidade de potência de 34.748 W/kg, detalharam os especialistas.
Eles disseram que com essas propriedades, as baterias terão aplicações mais amplas em diversos dispositivos eletrônicos, incluindo veículos elétricos e tecnologias aeroespaciais.
Para alcançar os novos dispositivos, eles usaram duas estruturas organometálicas diferentes para a síntese otimizada de baterias híbridas, desenvolvendo um material anódico com cinética melhorada ao incluir materiais ativos finos em carbono poroso.
“O dispositivo excede a densidade de energia das baterias comerciais de íons de lítio e exibe as características de densidade de potência dos supercapacitores”, observaram os cientistas sul-coreanos.
Eles especificaram ainda que o desenvolvimento de uma bateria híbrida com alta energia e alta densidade de potência requer uma melhoria na taxa lenta de armazenamento de energia dos ânodos do tipo bateria, bem como a melhoria da capacidade relativamente baixa dos materiais do tipo supercapacitor.
mem/cdg/ls