23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índice global de trabalhadores em elevados riscos climáticos aumentou

oit-logo

Índice global de trabalhadores em elevados riscos climáticos aumentou

Genebra, 22 abr (Prensa Latina) Mais de 70% da força de trabalho global está exposta a graves riscos à saúde relacionados às mudanças climáticas, alertou hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Como se sabe, as consequências podem incluir cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, disfunções renais e perturbações mentais, entre muitos outros malefícios.

No entanto, as medidas existentes de saúde e segurança no trabalho (SST) têm dificuldade em enfrentar a ameaça crescente, alertou a agência das Nações Unidas num comunicado de imprensa.

Aproximadamente 3,4 bilhões de indivíduos constituem a força de trabalho global e mais de 2,4 bilhões deles podem estar expostos ao calor excessivo em algum momento do seu trabalho, de acordo com os números mais recentes disponíveis (2020), exemplificou a OIT.

Se calculada como uma percentagem da população ativa mundial, observou a análise, a proporção aumentou de 65,5% para 70,9% desde 2000.

Além disso, 18.970 vidas e 2,09 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade são perdidos todos os anos devido a 22,87 milhões de lesões profissionais atribuíveis ao calor excessivo.

Sem esquecer os 26,2 milhões de pessoas que sofrem de doenças renais crônicas relacionadas com o stress térmico no local de trabalho, acrescentou a fonte.

Pelas características da ocupação, pode-se afirmar que a radiação ultravioleta afeta aproximadamente 1,6 bilhão de trabalhadores em todo o mundo, com mais de 18.960 mortes relacionadas ao trabalho anualmente devido ao câncer de pele não melanoma.

Da mesma forma, cerca de 1,6 bilhões de pessoas estão provavelmente expostas à poluição atmosférica no local de trabalho, resultando anualmente em até 860 mil mortes relacionadas com o emprego entre trabalhadores ao ar livre, acrescenta o relatório.

A OIT também considerou que mais de 870 milhões de trabalhadores agrícolas podem sofrer danos devido à exposição frequente a pesticidas; Assim, mais de 300 mil mortes anualmente são atribuídas ao envenenamento por esses compostos químicos.

“É claro que as alterações climáticas já estão a criar riscos adicionais significativos para a saúde dos trabalhadores”, resumiu o chefe da equipa de SST da OIT, Manal Azzi.

Segundo ele, é fundamental que a humanidade atenda aos alertas, uma vez que as considerações sobre segurança e saúde no trabalho devem fazer parte das respostas dos países às mudanças climáticas, tanto nas políticas como nas ações práticas.

mem/mjm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES