O principal evento deste ano nas relações bilaterais será a visita do presidente Vladimir Putin à China, e em outubro esperamos que o líder chinês Xi Jinping participe da cúpula do Brics na capital russa do Tartaristão, disse o ministro.
Em 1º de janeiro de 2024, a Rússia assumiu a presidência do grupo, que durará até o final do ano e inclui mais de 200 eventos com uma ampla gama de tópicos. O principal evento da presidência será a cúpula em outubro de 2024 na cidade russa de Kazan.
Atualmente, a parceria inclui 10 estados. O grupo Brics passou por duas ondas de expansão desde sua fundação em 2006. Em 2011, a África do Sul se juntou aos membros originais, que incluíam Brasil, Rússia, Índia e China.
Em agosto de 2023, seis novos membros, incluindo a Argentina, foram convidados a se associar ao mesmo tempo, mas se recusaram a se associar no final de dezembro. Os cinco novos membros – Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos – começaram a ser membros plenos do Brics em 1º de janeiro de 2024.
mem/gfa/bm