De acordo com Mbali Hlophe, membro do Conselho Executivo Provincial (MEC), os serviços implementados têm como objetivo restaurar a dignidade das pessoas que se encontram desabrigadas.
Trata-se de dar a eles comida quente e um chuveiro, além de garantir que os assistentes sociais tenham acesso a eles e possam direcioná-los aos serviços mais amplos que temos, disse ele.
Nesse contexto, tentamos incentivar a reunificação das famílias, disse ele, mas quando isso não é possível, elas podem ser colocadas em abrigos, onde recebem capacitação para garantir que possam cuidar de si mesmas e sair das ruas com segurança.
De acordo com uma declaração do Ministério, o serviço de chuveiro móvel está alinhado com o “Pilar 1 da estratégia da Região da Cidade de Gauteng sobre a falta de moradia para adultos nas ruas, que é a defesa, a conscientização, a prevenção de crises e a intervenção precoce”.
Ele será móvel e sairá às ruas diariamente para fornecer acesso a banheiros, instalações sanitárias, serviços de lavanderia e conectar os sem-teto a outros serviços, como acesso a abrigos e intervenções de assistência social.
De acordo com o texto, o lançamento do serviço de saneamento é “uma extensão de um pacote existente de assistência aos sem-teto” na província.
A iniciativa inclui abrigos para desabrigados, fornecimento de refeições diárias, serviços de assistência social, conexão com o desenvolvimento de habilidades, reabilitação de abuso de substâncias e reunificação familiar.
mem/mv/bm