De acordo com um comunicado da agência, outros combustíveis, como gasolina, óleo leve e gás liquefeito de petróleo, permanecem inalterados.
A disposição, explicou o IRDP, faz parte do processo de ajuste gradual dos preços dos produtos petrolíferos estabelecido no Decreto Executivo 81/23 de 1º de junho, que prevê modificações até 2025 para adaptar os valores de varejo desses itens aos níveis de mercado.
Ao longo do caminho, em junho de 2023, o preço da gasolina foi aumentado de 160 kwanzas (0,19 USD) para os atuais 300 kwanzas (0,36 USD), a última alteração de preço até a alteração de preço de terça-feira.
Em 7 de março, o presidente angolano João Lourenço emitiu um decreto eliminando os subsídios à gasolina para diferentes setores.
O Decreto Presidencial 68/24 revogou o de 1º de junho de 2023, que aprovou o subsídio da gasolina para a produção agrícola e pesqueira e para o transporte intermunicipal, intermunicipal e urbano de passageiros.
Como parte dessa medida, os cartões de subsídio que foram concedidos deixarão de ser válidos em 30 de abril, o que deve ter um impacto no aumento dos custos de transporte.
Embora o governo diga que não alterará o preço da gasolina por enquanto, há especulações de que a gasolina subirá acima de 500 kwanzas por litro (US$ 0,60).
lam/kmg/bm