O quinto encontro do subcomitê fez parte do seguimento de Havana e Bruxelas à implementação do Acordo de Diálogo Político e Cooperação assinado pelas partes em 2016.
Em declarações à Prensa Latina, Alba Rosa Alarcón, diretora geral de Cooperação do Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, qualificou de frutífera o encontro, no qual foi revisado o programa de projetos bilaterais para o período 2021-2027.
Os projetos começarão a se materializar nos próximos meses, disse a funcionária, que co-presidiu a sessão, enquanto o diretor da Comissão Europeia para a América Latina e o Caribe, Félix Fernández-Shaw, co-presidiu a sessão pelos anfitriões.
Alarcón considerou cumpridos os objetivos da subcomissão, que está incluída em uma ampla agenda de trocas de critérios dentro do 4º Ciclo de Implementação do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre Cuba e a UE, que está sendo realizado na capital belga de 18 a 26 de abril.
Este encontro aberto e franco ratificou a importância do Acordo para a consolidação e promoção efetiva das relações de cooperação entre ambas as partes, disse o diretor, ao lado da embaixadora de Cuba na Bélgica e na UE, Yaira Jiménez.
A delegação visitante reiterou o compromisso de Cuba com a implementação do mecanismo acordado, em um cenário desafiador devido ao impacto do bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impuseram a Cuba por mais de seis décadas.
Esse bloqueio, devido ao seu alcance extraterritorial, afeta os vínculos do país caribenho com o resto do mundo, incluindo os 27 Estados membros da UE.
ro/wmr