O governo salvadorenho está negociando um empréstimo milionário em espécie para a Yutong Bus Co. Ltd., uma fabricante chinesa de ônibus, no valor total de US$ 179,5 milhões, que será usado para comprar veículos de transporte público para a área metropolitana de San Salvador, informou o jornal El Mundo na terça-feira.
A solicitação foi enviada na segunda-feira pelo Ministro das Finanças, Jerson Posada, à Assembleia Legislativa, sob as instruções da indicada pelo Presidente, Claudia Juana Rodríguez de Guevara, e será estudada pela Comissão de Finanças, que foi convocada para a próxima sexta-feira, segundo a publicação.
O Ministério de Obras Públicas e Transportes (MOPT) determinou que as propostas técnicas e econômicas apresentadas pela Yutong Bus Co. Ltd. “estão em conformidade com os critérios e pontuações estabelecidos pelo Ministério”.
A aprovação do empréstimo permitirá a redução da poluição ambiental devido às emissões de gases e a renovação da frota de unidades das “diferentes rotas” em circulação do sistema de transporte público, além de permitir a conectividade e a segurança dos usuários do transporte.
A uniformidade da frota permitirá um melhor gerenciamento das unidades em um ambiente em que várias marcas, de diferentes anos e tamanhos, circulam, de acordo com as autoridades.
mem/lb/bm