Desde o Capitólio Nacional (sede administrativa do legislativo), mediante videoconferência, os representantes trocaram com executivos do setor as medidas desenhadas para esse fim, informou a ANP.
No encontro, a presidente da Comissão de Indústria, Construção e Energia, Magda Ileana Pérez, afirmou que tais ações têm um impacto marcante na Estratégia de Desenvolvimento Econômico e Social do país.
Ela também enfatizou sua importância no processo atual de implementação das projeções governamentais para corrigir distorções e impulsionar a economia até 2024.
Pérez detalhou a abrangência, a responsabilidade e o rigor que, de uma perspectiva parlamentar, acompanham o trabalho do Ministério de Energia e Minas (MINEM) na avaliação de programas vitais para a população.
Entre eles, ele citou a produção de petróleo e gás, as atividades de eficiência energética e o uso de fontes renováveis, e a transformação da matriz elétrica em Cuba.
Por sua vez, a vice-ministra de Energia e Minas, Tatiana Amarán, abordou as tarefas específicas nesse sentido em várias usinas termoelétricas do país.
Ela compartilhou dados sobre os parques solares fotovoltaicos que estão sendo instalados no território nacional; a perfuração de novos poços de petróleo; os esforços para obter fontes estáveis de fornecimento de combustível, fundamentalmente petróleo bruto para refino; no caminho para uma maior soberania energética.
Ele também detalhou os avanços no uso de energias renováveis, como uma política de Estado e de seu Plano de Desenvolvimento para 2030, e destacou esses planos e investimentos no setor, relacionados a usinas bioelétricas, parques eólicos e tecnologia solar fotovoltaica, entre outros.
Elaine Moreno, diretora do Ministério de Energia, explicou aos deputados da Comissão de Indústria, Construção e Energia da legislatura o processo de elaboração da Política de Transição Energética e sua lei correspondente.
ro/evm