A minuta consiste em 69 artigos divididos em nove capítulos e estabelece disposições sobre o desenvolvimento de energia em termos de exploração e utilização, mercado de energia, reservas de energia, resposta a emergências e inovação científica e tecnológica.
Com relação ao aprimoramento da exploração e utilização de energia, foi relatado pelo Parlamento que a minuta delineia o curso para o ajuste da estrutura energética do país, por meio de esforços para priorizar a energia renovável, usar a energia fóssil de forma limpa e eficiente e, por fim, substituí-la por alternativas renováveis e de baixo carbono.
Ele também inclui disposições para facilitar o desenvolvimento de energia em áreas rurais.
O desenvolvimento energético da China enfrenta vários desafios relacionados a consumo, fornecimento, ajuste estrutural, mercado de energia, reservas e inovação em ciência e tecnologia.
Wang Peng, presidente executivo de um instituto de desenvolvimento de energia da Universidade de Energia Elétrica do Norte da China, disse que o projeto de lei é importante para promover o desenvolvimento de energia de alta qualidade e proteger a segurança energética nacional. mem/nvo/bm