Trump, que perdeu para o democrata Joe Biden há quase três anos e está emergindo como seu rival na corrida de 2024, teria um julgamento criminal no campo de quatro que poderia enfrentar no total.
O caso a ser apresentado em 25 de abril decorre das tentativas do ex-governador de ter as acusações contra ele rejeitadas, alegando imunidade.
O 45º presidente dos EUA foi acusado em um tribunal federal aqui de conspirar para anular a eleição de 2020.
Trump solicitou permissão na semana passada, por meio de seus advogados, para comparecer à audiência, mas o juiz Juan Merchan não a concedeu, lembrando-o de que seu lugar é em Nova York, onde está acontecendo o primeiro de seus julgamentos criminais.
O ex-governador entrou na segunda semana de seu julgamento em Manhattan por falsificar registros de negócios para encobrir um pagamento de silêncio em 2016 – durante sua primeira candidatura presidencial – à atriz pornô Stormy Daniels, que deveria revelar a roupa suja de um caso com o magnata em 2006.
Nesse julgamento criminal, o ex-chefe da Casa Branca e quase certo candidato do Partido Republicano nas próximas eleições de novembro terá que responder por 34 acusações.
Por outro lado, a audiência foi feita na terça-feira para as acusações de que Trump violou a ordem de silêncio do juiz pelo menos 10 vezes desde 1º de abril.
Os promotores pediram a Merchan que multasse Trump em US$ 1.000 por cada uma das várias transgressões que aconteceram antes e depois do início do julgamento, informou a mídia local.
Além das penalidades, os promotores também querem que o juiz lembre a Trump que este é um julgamento criminal e que seu status é o de um réu criminal, que pode ir para a prisão se continuar a desobedecer às ordens do juiz.
“Achamos que é importante que o tribunal lembre ao Sr. Trump que ele é um réu criminal”, esclareceu o promotor Chris Conroy na semana passada.
“E, como todos os réus criminais, o senhor (Trump) está sujeito à supervisão do tribunal”, especificou Conroy ao ex-governador. O magistrado ainda não divulgou sua decisão.
npg/dfm