O dispositivo tem uma bateria com duração de uma hora, sensor de mapeamento, ignição instantânea ARC e mira a laser, bem como conectividade Wi-Fi e Bluetooth para controle remoto por meio de um smartphone, disse a Ars Technica, cujo relatório foi divulgado pelo Yahoo Finance na quarta-feira.
“Se você acha que os Estados Unidos são um lugar inseguro e perigoso, temos más notícias para você: a partir desta semana, os residentes do país, com exceção de Maryland e da Califórnia, podem comprar legalmente um cão-robô com ança-chamas acoplado on-line por menos de US$ 10 mil”, disse o relatório.
Segundo a Ars Technica, o dispositivo recebeu o nome de um robô de filme fictício que fazia parte da revolução robótica que mais ou menos exterminou a humanidade.
O vídeo mais recente demonstrando as capacidades do quadrúpede mecânico foi gravado com a música “Destroyer of Worlds Oppenheimer Remix”, de Aaron Hibell, acrescentando uma camada extra de ironia, disse o Yahoo Fihanzas.
O Thermonator foi apresentado ao mundo no verão passado e seu fabricante, a Throwflame, disse que ele estaria disponível para venda até o final do ano, tornando-se o primeiro cão-robô lançador de chamas do mundo.
A empresa sediada em Ohio afirma ser a mais antiga fabricante de lança-chamas dos EUA, e o Thermonator é seu quinto produto até o momento.
O lança-chamas tem uma ignição de arco de plasma para lançar fogo a distâncias de até nove metros e agora está montado em um cão-robô, provavelmente uma versão do robô Unitree Go2 da empresa, diz a fonte.
A Throwflame afirma que o “Thermonator” está pronto para qualquer coisa, embora tenha sido projetado para uso em gerenciamento agrícola, conservação ecológica, controle e prevenção de incêndios florestais, remoção de neve e gelo, entretenimento e efeitos especiais.
De acordo com a fonte, os lança-chamas não são legalmente regulamentados nos EUA, com restrições que se aplicam somente em dois estados, e podem causar muitos danos se caírem em mãos erradas.
ro/mjm