Durante um encontro no Palácio de Viana, residência do chefe da diplomacia espanhola, o ministro das Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares, trocou impressões com seu homólogo costa-riquenho, Arnoldo André.
André, que é responsável pelas Relações Exteriores e Culto da Costa Rica, assinou um MoU com Albares sobre promoção internacional do idioma espanhol na esfera diplomática e em organizações internacionais.
Fontes oficiais destacaram que o acordo confirma o caráter global do idioma espanhol, a segunda língua nativa em termos de número de falantes no mundo e o idioma oficial das Nações Unidas.
O texto também destaca o compromisso dos países ibero-americanos com o direito internacional e a solução pacífica de controvérsias, e especialmente com a cooperação jurídica internacional.
Durante o encontro, ambos os diplomatas revisaram a agenda bilateral, regional e multilateral e os pontos em comum sobre os principais temas, além de expressarem sua satisfação com o excelente estado dos laços entre a Espanha e a Costa Rica.
ro/ft