Segundo a missão diplomática de Tóquio em Havana, os prêmios do evento nacional foram entregues ontem no Centro Experimental de Artes Visuais José Antonio Díaz Peláez, do qual participaram 84 crianças.
Estiveram presentes na cerimônia Yokobayashi Naoki, Encarregado de Negócios a.i. da Embaixada do Japão, e o artista visual Jorge Braulio Rodríguez, que ministrou uma oficina de Haiku nesse centro cultural no distrito de Vedado, em Havana.
Em dezembro passado, a Direção Municipal de Cultura do município de Plaza de la Revolución, a Embaixada do Japão em Cuba e o Centro Experimental de las Artes Visuales José Antonio Díaz Peláez organizaram um workshop de Haiku.
Na ocasião, a iniciativa de ensinar essa forma de arte literária japonesa às crianças cubanas foi aplaudida pelo representante diplomático japonês.
Ele também incentivou os participantes a participarem do Concurso Internacional de Haiku para Crianças do Mundo, que está aberto até 15 de janeiro deste ano.
Haiku ou haicai é um tipo de poesia japonesa curta. O poema deve consistir de 17 sílabas, escritas em três linhas de cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente, de acordo com especialistas.
ro/mml