5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba pede compromisso dos países ricos com desastres

Presidente de Cuba pede compromisso dos países ricos com desastres

Nova Délhi, 24 abr (Prensa Latina) O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, destacou hoje a necessidade do compromisso das nações desenvolvidas para a colaboração internacional e a transferência de tecnologias e recursos para os países em desenvolvimento em termos de gestão de desastres.

Numa mensagem na abertura da Sexta Conferência Internacional sobre Infraestruturas Resilientes a Desastres, o presidente cubano destacou que este apoio é necessário para que os Estados em desenvolvimento possam enfrentar a lacuna científica e tecnológica e a degradação do meio ambiente.

Assegurou que a decisão de Cuba de aderir à Coligação para Infraestruturas Resilientes a Desastres (CDRI) é um exemplo da prioridade que a ilha dá a esta importante questão.

Esperamos contribuir para a aprendizagem mútua, destacou.

Díaz-Canel acrescentou que a gestão do risco de desastres requer a participação de todos os setores da sociedade com a liderança das autoridades governamentais para coordenar as estratégias nacionais.

Explicou que a experiência cubana demonstra o que se pode conseguir neste sentido, na proteção das populações e dos seus bens.

Mesmo quando há poucos recursos disponíveis e apesar do cruel e ilegal bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto ao povo cubano há mais de 60 anos, enfatizou.

O chefe de Estado cubano destacou que no país caribenho os quadros institucionais, os sistemas de alerta precoce e as medidas de proteção, resposta e recuperação contra riscos de desastres foram atualizados em conformidade com o quadro de Sendai.

Os resultados alcançados foram colocados à disposição de vários países em desenvolvimento, no âmbito da cooperação que Cuba oferece, especificou.

Reconheceu também o papel da Índia como co-presidente da Coligação, que considerou fundamental para aumentar a resiliência dos sistemas de infra-estruturas.

O presidente cubano disse que a referida associação é também essencial para o intercâmbio de boas práticas e o fortalecimento da capacidade de resposta nacional às catástrofes e às alterações climáticas.

Finalmente, reafirmou o compromisso de Cuba de continuar a trabalhar, junto os restantes membros da coligação, para aumentar a cooperação internacional nesta esfera, em benefício do povo.

oda/lrd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES