O evento, no Complexo Histórico Militar Morro-Cabaña até o dia 26 de abril, será uma viagem inesquecível pelas nuances e mistérios do tabaco torcido, indicou o diretor das Lojas Caracol, ramo especializado, Luis Felipe Canitrot.
Dedicado ao famoso mestre rolo cubano José Castelar (Cueto), detentor de cinco recordes do Guinness dos maiores charutos do mundo, servirá também como ponto de encontro e aprendizagem para os amantes do mundo do tabaco.
Em declarações à Prensa Latina, Canitrot explicou que pretendem tornar visível o trabalho dos rolos, especialmente a figura de Cueto, além de mostrar como é possível fazer com as mãos um produto tão maravilhoso e de grande prestígio.
Oferecer também aos adeptos a oportunidade de explorar a diversidade de sabores, aromas e técnicas que fazem do tabaco torcido um produto único e especial, bem como partilhar conhecimentos e experiências e desfrutar de momentos de verdadeira camaradagem.
Este encontro terá lugar na loja La Triada, onde Cueto trabalha há cerca de três décadas, negócio para o qual decidiu fazer um enorme charuto para captar a atenção dos clientes e impulsionar as vendas naquela loja situada um pouco longe do centro de Havana, como confessou.
Os participantes do El Legado… foram recebidos pela companhia da cerimônia do tiro de canhão das nove horas (21h00, hora local) da Fortaleza de San Carlos e depois desfrutaram, na companhia do mestre rolo, do prazer de fumar um charuto na terra do melhor tabaco do mundo.
Os recordes do Guinness de Cueto são: em 2001 o primeiro título com um charuto de 11,4 metros de comprimento, em 2003 14,86, 20,41 em 2005 e 45,38 em 2008, detalhou.
Até 2011, ele conseguiu um charuto impressionante que atingiu 81,80 metros de comprimento.
jf/tdd / fav