Desta forma, os termómetros marcaram um aumento de dois graus em relação ao dia anterior e uma subida de seis graus desde 25 de abril, noticiou o serviço noticioso Vietnam Express e detalhou que outros centros de monitorização em Hanói também registaram calor acima dos 40 graus centígrados.
Ele também enfatizou que essas leituras foram feitas dentro de tendas meteorológicas, de modo que as temperaturas externas reais eram provavelmente dois a quatro graus mais altas, variando dependendo do terreno.
No norte do Vietnam, nove províncias: Lai Chau, Dien Bien, Son La, Hoa Binh, Lao Cai, Phu Tho, Hung Yen, Nam Dinh e Ha Nam também registram hoje temperaturas acima dos 40 graus Celsius.
O calor intenso combinado com níveis de umidade do ar em torno de 40 a 45 por cento e ventos fracos contribuem para tornar a atmosfera ainda mais sufocante.
A temperatura mais alta do país neste domingo foi registrada no distrito de Tuong Duong, na província central de Nghe An, e ultrapassou os 43 graus Celsius.
As previsões meteorológicas prevêem calor intenso nas províncias de Son La, Hoa Binh e na região de Thanh Hoa a Phu Yen nos próximos dois dias, com temperaturas máximas previstas entre 39 e 42 graus Celsius, e em algumas áreas possivelmente ultrapassando os 42 graus.
Neste sentido, os meteorologistas alertam que a combinação de calor extremo e baixa umidade aumenta os riscos de incêndios florestais e explosões residenciais devido ao elevado consumo de eletricidade. Estas condições também podem causar desidratação, exaustão e insolação devido à exposição prolongada a altas temperaturas, alertaram.
mem/mpm/hb