Em comunicado, a organização com quase 30 anos de cooperação econômica e social com Cuba especificou que o seu objectivo imediato é atingir os 76 mil euros arrecadados, para enviar uma segunda carga de leite em pó, destinada a aliviar o impacto do bloqueio estadunidense na população, especialmente nas crianças e nos idosos.
“Devemos manter este esforço”, frisou numa mensagem acompanhada de agradecimento às pessoas e entidades que deram o seu contributo.
A CubaCoop lançou a iniciativa em março, convidando a participar cidadãos, autoridades locais, empresas públicas e privadas, fundações, sindicatos, forças políticas e associações de solidariedade na França.
Durante mais de seis décadas, a nação antilhana sofreu o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, uma política com graves impactos em todos os setores da sociedade.
Segundo a associação, a sua modesta campanha para contribuir para a alimentação de crianças, mulheres e idosos verá os primeiros resultados em maio, quando será enviado um contentor com 10 toneladas de leite em pó, que chegará a Cuba em meados de junho.
O embaixador de Cuba na França, Otto Vaillant, reiterou o seu agradecimento pela iniciativa de solidariedade e aproveitou a oportunidade para ratificar a condenação do bloqueio estadunidense, que denunciou pelo seu caráter extraterritorial, em aberto desafio ao Direito Internacional e à Carta das Nações Unidas.
mem/wmr/hb