A data, criada em 2005 por iniciativa da International Union of Immunological Societies, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da pesquisa em imunologia e o papel do sistema imunológico na prevenção de doenças.
Essa disciplina das ciências biomédicas dedica-se ao estudo do sistema imunológico na defesa do corpo contra vários agentes internos e externos.
Quando o sistema imunológico não funciona adequadamente, ele causa certos tipos de distúrbios, como doenças autoimunes, imunodeficiências e hipersensibilidades.
Algumas recomendações básicas para a manutenção do sistema imunológico incluem a prática regular de exercícios ou atividades físicas, uma dieta balanceada e a manutenção do calendário de imunização em dia.
Além disso, evite situações de estresse prolongado, durma de sete a oito horas por dia e evite bebidas alcoólicas e tabaco.
Nos últimos 50 anos, os esforços globais de imunização salvaram cerca de 154 milhões de vidas, ou o equivalente a seis pessoas a cada minuto durante esse período.
A grande maioria das vidas salvas (101 milhões) foi de crianças com menos de um ano de idade, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde.
mem/abm/bm