Mais de oito mil enumeradores do censo visitarão as residências em todo o país até o final de maio e as autoridades indicaram que todos eles têm a identificação e os materiais adequados para realizar a pesquisa.
De acordo com a prefeita de Manágua, Reyna Rueda, o estudo é uma prioridade para realizar um diagnóstico de como a família está, como ela vive, qual é a sua realidade e de que é feita a sua moradia. “Tudo isso faz parte da pesquisa que está sendo realizada sobre população, habitação e agricultura”, disse ele, pedindo a cooperação dos compatriotas para garantir o sucesso do processo.
Mauricio Acuña, delegado do Instituto Nacional de Informação para o Desenvolvimento, disse que as informações obtidas farão parte dos dados estatísticos e que a pesquisa será realizada simultaneamente em todos os departamentos, municípios, comarcas, comunidades e bairros da Nicarágua.
O último censo da nação centro-americana foi realizado entre maio e junho de 2005, sob o governo do ex-presidente Enrique Bolaños.
mem/ymr/bm