O Haiti tem um documento que fornece a base para sua escolha, e o texto é chamado de Mecanismo aplicável à eleição do Presidente do Conselho Presidencial de Transição.
Ela será implementada por um escritório criado para esse fim, de acordo com o jornal on-line Le Nouvelliste.
Em 25 de abril, os membros da CPT foram empossados no Palácio Nacional, de onde traçarão o curso para a reorganização política do país caribenho.
Diante de um público limitado, Smith Augustin; Louis Gérald Gilles; Fritz, Alphonse Jean; Edgard Leblanc Jr.; Laurent Saint-Cyr; Emmanuel Vertilaire, Leslie Voltaire, Régine Abraham e Frinel Joseph selaram seu compromisso com a nação.
Ao mesmo tempo, o ex-primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou oficialmente e nomeou Michel Patrick Boisvert como primeiro-ministro interino por decreto até a formação de outro governo.
Esse órgão, uma vez no cargo, terá que nomear um primeiro-ministro e formar um governo em conjunto com ele.
Ele também formará o Conselho Eleitoral Provisório, formulará requisitos adicionais para que as forças de segurança nacionais regulares se dirijam à comunidade internacional e estabelecerá um Conselho de Segurança Nacional.
Ele também assinará decretos e ordens emitidos pelo Conselho de Ministros; e a continuação das relações com o Quênia no âmbito da Missão Internacional de Apoio à Segurança.
O Conselho desfrutará de todos os poderes presidenciais conferidos pela Constituição.
mem/joe/bm