Este festival musical que se realiza no final de abril irradia-se para mais de 190 países de todo o planeta, numa cidade situada no cruzamento da Europa e de África, um caldeirão de expressões culturais que tem uma longa e rica história do jazz.
Todo dia 30 de abril é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional do Jazz, decretado em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O objetivo do aniversário é aumentar a consciência sobre a importância do gênero como ferramenta educativa e promover a paz, o diálogo e a cooperação entre os povos.
O jazz inclui melodias afro-americanas e misturas de outros ritmos, baseadas na improvisação e na interpretação livre.
Nesta celebração, o novo Palácio das Artes e Cultura de Tânger, uma obra-prima arquitetônica, acolherá o Concerto Mundial das Estrelas, que será transmitido nos canais YouTube e Facebook das Nações Unidas e da UNESCO, atingindo milhões de telespectadores de todo o mundo.
Contará com apresentações de um elenco internacional de artistas de todos os cantos do planeta.
Os amantes da música poderão assistir lendas do jazz, blues e outros gêneros iluminando a cidade de Tânger e as telas de todo o mundo, lideradas pelo lendário pianista americano Herbie Hancock e pelo diretor musical John Beasley.
lam/dla/ls