Ao recebê-la cordialmente na sede do Ministério, o diretor garantiu à diplomata cubana que ela receberá todo o apoio no desenvolvimento de suas funções, desejando-lhe muito sucesso no cumprimento de sua missão.
A embaixadora designada, por sua vez, destacou o excelente estado das relações bilaterais, baseadas em sólidos laços de solidariedade fraterna.
Da mesma forma, destacou o compromisso de ampliar e diversificar os laços de cooperação em áreas de interesse comum entre a ilha e o reino.
Ambas as partes saudaram os laços diplomáticos sustentados ao longo de mais de seis décadas, ocasião em que ratificaram a vontade de continuar a avançar nos acordos e consensos alcançados no âmbito dos diálogos de alto nível. Além disso, abordaram assuntos da agenda bilateral.
Phnom Penh e Havana estabeleceram relações diplomáticas em 15 de abril de 1960. Ambos os países, membros ativos do movimento dos Não-Alinhados, desenvolveram o diálogo bilateral ao mais alto nível e o Camboja mantém o seu apoio a Cuba na sua luta contra o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.
Em 2022, o então chefe de governo cambojano, Hun Sen, visitou Havana, para se tornar o primeiro líder sênior do reino a viajar para a nação antilhana desde que Cuba aderiu ao Tratado de Amizade e Cooperação da Associação das Nações do Sudeste Asiático, em 2020.
jf/mpm/cm