Em uma declaração, o presidente lembrou que, durante o feriado do Dia Internacional do Trabalhador, há um aumento no número de viagens e alta mobilidade, ao mesmo tempo em que algumas áreas podem sofrer com chuvas fortes e clima severo.
Portanto, Xi pediu o fortalecimento da vigilância e do estado de alerta, o aprimoramento dos planos de emergência, a identificação e o enfrentamento de riscos e perigos ocultos em áreas importantes em tempo hábil e a garantia da segurança das pessoas.
O primeiro-ministro Li Qiang também defendeu o resgate das pessoas que permaneceram presas de todas as formas possíveis e a prevenção rigorosa de riscos secundários.
Uma seção da Meida Expressway em Guangdong desmoronou no dia anterior, fazendo com que dezenas de veículos despencassem e ficassem presos.
Pelo menos 34 pessoas foram mortas e os esforços de resgate estão em andamento com o apoio de várias equipes da polícia, serviços de emergência, bombeiros, saúde pública, trânsito e outros.
Os principais líderes do Comitê Provincial do Partido Comunista e do governo de Guangdong estão liderando pessoalmente o trabalho de emergência, informou o jornal local The Paper.
Os socorristas no local relataram que as chuvas contínuas e um deslizamento de terra com uma grande quantidade de pedras e terra complicaram os esforços de resgate.
jf/idm/bm