Na Segunda sessão do Comité Misto, realizada em Abuja, capital nigeriana, as delegações dos dois países acordaram também na pronta conclusão do acordo sobre o Sistema de Liquidação em Moeda Local, disse fonte oficial em comunicado.
Num diálogo abrangente, ambas as partes analisaram detalhadamente o desempenho dos laços comerciais e de investimento bilaterais e reconheceram o vasto potencial inexplorado. A este respeito, acordaram ações para resolver problemas em áreas como o acesso aos mercados indiano e nigeriano.
Também estratégias para impulsionar a cooperação em setores chave como o petróleo bruto e o gás natural, produtos farmacêuticos, interface unificada de pagamentos (UPI), sistema de liquidação em moeda local, setores da energia e das energias renováveis.
Também analisaram novos empreendimentos nos ramos da agricultura e processamento de alimentos, educação, transportes, ferrovias, aviação, pequenas e médias empresas, entre outros.
Os participantes na reunião concordaram sobre a importância da rápida conclusão do acordo sobre o Sistema de Liquidação em Moeda Local para fortalecer ainda mais os laços econômicos bilaterais.
O Ministério do Comércio e Indústria da Índia afirmou que, num ambiente cordial e amigável, decorreram as conversações, que descreveu como frutíferas.
Observou que houve uma resposta entusiástica no sentido de uma maior cooperação, abordando questões pendentes, promovendo o comércio e o investimento, e maiores contatos entre as pessoas.
As deliberações da Segunda Sessão do Comité Misto Índia-Nigéria foram cordiais e voltadas para o futuro, indicando as relações amistosas e especiais entre os dois países, disse ele.
A Nigéria é o segundo maior parceiro comercial da Índia na região africana e o comércio entre os dois países ascendeu a 11,8 bilhões de dólares no período 2022-2023, mas entre 2023 e 2024 apresentou uma tendência decrescente com 7,890 bilhões de dólares, segundo dados oficiais.
Com um investimento total de 27 mil milhões de dólares, aproximadamente 135 empresas indianas participam ativamente no mercado nigeriano, em setores que abrangem infraestruturas, indústria transformadora, bens de consumo e serviços.
jha/lrd/ls