Freddy Goyes, General da Polícia Nacional, Diretor Geral de Segurança Pública e Ordem Pública, e outras autoridades informaram sobre a operação para os três dias de descanso, a fim de garantir a segurança pública.
O oficial especificou que as tropas serão distribuídas em pontos estratégicos, como terminais terrestres e aéreos, centros turísticos, áreas montanhosas, estradas e locais com grande fluxo de pessoas.
Ele também indicou que será dada atenção especial às províncias de El Oro, Manabí, Los Ríos, Guayas e Santa Elena, onde o estado de emergência decretado em 1º de maio pelo presidente Daniel Noboa está em vigor.
No Equador, o número de mortes violentas aumentou em novas províncias nos primeiros quatro meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado, apesar da militarização.
Mesmo nessas condições, milhares de cidadãos aproveitam o feriado para viajar para outras cidades e reavivar o turismo.
Para viagens dentro do território nacional, o Ministério dos Transportes e Obras Públicas informou que 17 províncias têm estradas parcialmente abertas ou com passagem controlada, especialmente no sul do país.
jha/avr/bm