Na reunião, que contou com a participação de todos os estados membros da ASEAN, do Secretário-Geral Kao Kim Hourn e de uma representação de Timor-Leste, como país observador, a implementação dos 12 pontos propostos pelos primeiros-ministros para fortalecer os laços bilaterais na vigésima Cimeira entre a associação e a Índia que ocorreu em 2023 em Jacarta, na Indonésia.
Da mesma forma, os participantes também destacaram as atividades conjuntas propostas para comemorar a década da Política Jurídica das Índias Orientais.
Da mesma forma, trocaram opiniões sobre questões regionais e globais e discutiram os preparativos para a Cimeira ASEAN-Índia, a realizar ainda este ano em Vientiane, na República Democrática Popular do Laos.
Soube-se também que o Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Subrahmanyan Jaishankar, recebeu altos funcionários do secretariado da Asean, dos seus estados membros e de Timor-Leste, com os quais discutiu os interesses mútuos do seu governo e da organização.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano sublinhou que a Asean é um pilar crucial da política externa da Índia e da visão do seu governo para o Indo-Pacífico em geral.
Encorajou ainda a delegação a concentrar-se em questões de importância crítica e resultados específicos, incluindo a conclusão antecipada da revisão do Acordo sobre o Comércio de Mercadorias Asean-Índia (Aitiga) e questões regionais de interesse mútuo.
Singapura é o coordenador nacional da Índia para as relações de diálogo entre Nova Deli e a ASEAN.
ro/lrd/ml