Em nota, o senador Mark Villar fez a ligação em meio a relatos de acidentes e mortes induzidos pelo calor excessivo entre trabalhadores da construção civil e agentes de trânsito.
“Exorto as nossas unidades governamentais locais a estudarem como poderiam fornecer assistência adicional aos nossos trabalhadores da construção e às nossas autoridades para minimizar a sua exposição ao calor”, observou o legislador.
Villar citou particularmente a necessidade de fazer ajustes nos horários de trabalho, no traje de trabalho e nos turnos rotativos para minimizar a exposição dos trabalhadores ao sol; Também apelou a uma maior presença de pessoal médico local em áreas de elevado tráfego pedonal durante os períodos de pico de calor.
O senador divulgou o comunicado depois que o Departamento de Saúde relatou 77 doenças relacionadas ao calor e sete mortes desde janeiro devido ao índice de temperatura anormalmente elevado.
A Administração de Serviços Geofísicos e Astronômicos Atmosféricos das Filipinas alertou na terça-feira sobre um alto índice de calor entre 42 e 45 graus Celsius em 37 áreas do país.
mem/nvo/ls