De acordo com relatos da mídia local, Liu se reunirá com seu colega americano John Podesta, retomando as conversas bilaterais sobre cooperação climática em meio a tensões contínuas sobre questões como comércio e segurança entre os dois lados.
A visita do funcionário chinês, que vai até 16 de maio, é a primeira desde que assumiu o lugar de Xie Zhenhua, que deixou o cargo em janeiro por motivos de saúde.
Podesta também assumiu o cargo de principal diplomata climático dos EUA no início de 2024, quando sucedeu o ex-secretário de Estado John Kerry. Esse será o momento em que as duas autoridades realizarão suas primeiras conversas formais.
Guiados pelo consenso alcançado pelos chefes de Estado dos dois países, os dois lados terão uma profunda troca de opiniões sobre a Declaração de Sunnylands sobre o fortalecimento da cooperação para enfrentar a crise climática e outros consensos, informou o Ministério de Ecologia e Meio Ambiente do país asiático.
O objetivo é promover a cooperação climática entre a China e os Estados Unidos a fim de obter resultados práticos, enfatizou. O programa de Liu também inclui uma visita a Nova York.
lam/dfm/bm