Ao participar do segmento ‘De cara al elector’ do Listín Diario, Abinader reiterou seu interesse em fortalecer a estrutura institucional iniciada ‘há quatro anos’, que, segundo ele, tem se baseado na independência das entidades relacionadas ao Poder Judiciário.
No mês passado, o governador reconheceu que é um defensor do fortalecimento da institucionalidade, no âmbito do sistema de separação de poderes.
Quero continuar a promover a mudança que iniciámos há quatro anos; temos nos Tribunais Superiores pessoas sem ligações ao poder político, um Supremo Tribunal independente e uma Junta Eleitoral Central independente”, afirmou.
Sobre o aspeto social, o seu segundo objetivo, Abinader aludiu às facilidades que o governo proporcionou aos jovens através de instituições de ensino técnico.
Nesse sentido, comentou que hoje existem 46 centros do Instituto Nacional de Formação Técnico-Profissional (Infotep), contra oito há quatro anos.
Referiu também o programa 14/24, destinado aos jovens nesta faixa etária que não estudam nem trabalham, mas que podem ser formados em diferentes áreas nas 122 escolas técnicas criadas especificamente para este projeto.
Reforçar toda a infraestrutura institucional do país e depois também a infraestrutura social” é uma prioridade e continuará a ser uma prioridade, disse.
A este respeito, disse que a melhoria das condições de vida dos cidadãos se reflecte na redução da pobreza e no aumento dos seus rendimentos e garantiu que os números registados durante a pandemia da Covid-19 serão ultrapassados para o bem de todos.
Por fim, o candidato presidencial da PRM, favorito para vencer as eleições de domingo, 19, segundo as últimas sondagens, citou diferentes obras que pretende concretizar durante um provável segundo mandato.
Para mim, a infraestrutura física é fundamental; iniciar e avançar o mais possível, por exemplo, com o Sistema Integrado de Transportes de Santo Domingo”, disse.
Nesse sentido, ele disse ao Listín Diario que planeja iniciar o processo de licitação para um grande número de obras que incorporam o Sistema Integrado de Transporte, por exemplo, o trem metropolitano que vai da Avenida John F. Kennedy até Santo Domingo Leste.
Mencionou também o teleférico de Santo Domingo Oeste, que vai do quilómetro nove da estrada Duarte ao quilómetro 12 da estrada Sánchez.
Apesar de o governador reconhecer que, no final de um eventual segundo mandato, em 2028, não pode deixar estas obras concluídas, considerou que elas vão avançar, incluindo um comboio que viajaria até à cidade de San Cristóbal.
Entre outras obras, mencionou a ampliação da estrada que leva às províncias da região Nordeste, e outras a serem executadas no interior do país, visando o desenvolvimento das regiões e o seu crescimento económico.
rgh/mpv/glmv