“Em relação a Cuba, mencionei que o seu presidente participará como observador numa reunião do Conselho Econômico Supremo da Eurásia. Aliás, será a primeira vez que ele participará pessoalmente no Conselho. ou enviou uma mensagem em vídeo”, disse Ushakov aos repórteres.
Da mesma forma, o assessor lembrou que Cuba é observador na União Econômica Eurasiática (EEU) desde 2020. “Gostaria especialmente de salientar que Cuba é o único parceiro da EEU fora da região com um estatuto semelhante”, acrescentou.
Ushakov acrescentou que o presidente russo, Vladimir Putin, discutirá com o seu homólogo cubano os laços dos dois países em todas as áreas, incluindo política, diplomacia e cooperação econômica. Será uma conversa importante, primeiro em formato reduzido e depois ampliado, afirmou.
A EEU, uma aliança econômica que une a Armênia, a Bielorrússia, o Cazaquistão, o Quirguistão e a Rússia, abrange uma população total de cerca de 184 milhões de pessoas e tem um produto interno bruto (PIB) de 1,9 bilhões de dólares.
O Conselho Econômico Supremo da Eurásia reúne os Chefes de Estado e de Governo da EEU.
O Presidente de Cuba também participará na Parada da Vitória em Moscovo, no dia 9 de maio, junto os líderes da Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Laos e Guiné Bissau, disse Ushakov.
Em novembro de 2022, Díaz-Canel fez uma visita de quatro dias a Moscou, durante a qual manteve reuniões de alto nível, inclusive com Putin; com o vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitri Medvedev; a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko; e o presidente da Duma, Viacheslav Volodin.
Anteriormente, o presidente cubano anunciou em sua conta na rede social X, que iniciaria uma visita de trabalho à Rússia para tratar das prioridades da agenda bilateral, após a reeleição do presidente.
Além disso, anunciou que participaria no Conselho Supremo da União Econômica da Eurásia. Tudo isto no contexto do 64º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas e do 79º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica.
lam/gfa/ls