O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, disse que a embaixada do gigante asiático em Manila divulgou detalhes das conversas.
“Os fatos relevantes são claros e as evidências são convincentes e não podem ser negadas, mas o lado filipino insiste em negar esses fatos objetivos”, acrescentou o porta-voz.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Manila está intencionalmente tentando enganar a comunidade internacional e minar a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China.
Lin Jian pediu que as Filipinas honrassem seus compromissos, parassem imediatamente com as provocações na região e “retornassem ao caminho certo de resolver as diferenças por meio de diálogo e consultas”.
Manila mantém um navio encalhado no recife de Ren’ai, no Mar do Sul da China, e continua a construir instalações permanentes no local, o que Beijing considera ilegal.
Nesta semana, o porta-voz rejeitou os comentários do governo filipino que negavam a existência de compromissos anteriores sobre essa questão entre os dois países.
De acordo com o porta-voz, em dezembro de 2021, a China e as Filipinas chegaram ao “Acordo de Cavalheiros” após intensas negociações.
“Embora o governo filipino tenha inicialmente cumprido esse acordo, ele deixou de fazê-lo em fevereiro de 2023”, acrescentou.
Lin também mencionou que, em setembro do ano passado, Beijing convidou um enviado especial do presidente das Filipinas para discutir a situação no Ren’ai Reef.
“Ambos os países chegaram a um acordo interno sobre o controle do recife, que foi aceito pelas autoridades filipinas, mas esse acordo foi posteriormente abandonado pelas Filipinas”, disse ele.
Por fim, no início deste ano, a China propôs um “novo modelo” de fornecimento em Ren’ai.
De acordo com o porta-voz e a conversa publicada pelo lado chinês, o modelo foi confirmado pelas autoridades de Manila, incluindo o ministro da defesa e o conselheiro de segurança nacional.
“Apesar da confirmação, as Filipinas também abandonaram esse novo acordo após apenas uma implementação em fevereiro passado”, disse o porta-voz.
mem/idm/bm