Na reunião, ambas as autoridades observaram com satisfação os resultados alcançados entre as organizações políticas até o momento e o potencial de trabalho apresentado para seu desenvolvimento futuro.
A Rússia tem uma atitude calorosa em relação a Cuba e seus líderes. “Embora esteja muito frio lá fora, esse frio não interfere em nossas relações calorosas. Mais uma vez, damos calorosas boas-vindas à Federação Russa”, disse o vice-presidente do Conselho de Segurança.
Medvedev pediu a Díaz-Canel que “transmitisse saudações e votos de felicidades ao general do Exército Raúl Castro”. “Passamos muito tempo juntos em diferentes lugares. A firmeza com que ele defende as posições de Cuba sempre foi para nós um símbolo muito sério de como lutar pela independência de seu país.”
O ex-presidente russo desejou ao chefe de Estado da nação caribenha uma estadia bem-sucedida no país eslavo e o parabenizou pelo 64º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a União Soviética e Cuba.
Antes dessa reunião, o líder das Índias Ocidentais, em seu segundo dia no gigante eurasiano, prestou homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, no monumento erguido em sua homenagem no distrito de Sokol, em Moscou.
Ele também participará da reunião de formato ampliado do Conselho Econômico Supremo da Eurásia como líder de um país observador.
mem/odf/mb