4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Esposa de Noboa envolvida em escândalo ambiental no Equador

Esposa de Noboa envolvida em escândalo ambiental no Equador

Quito, 8 mai (Prensa Latina) Lavínia Valbonesi, esposa do presidente equatoriano Daniel Noboa, e membros do governo estão hoje envolvidos em um escândalo por um projeto imobiliário que destruirá mangues em uma área protegida em Olón, província de Santa Elena.

A Assembleia Nacional (Parlamento) solicitou respostas ao Executivo em resposta às reclamações dos habitantes dessa área costeira sobre a derrubada do manguezal de Esterillo Oloncito para a construção de um conjunto habitacional pela empresa Vinazin S.A., da qual Valbonesi é o principal acionista.

Hoje, cinco ministros foram convocados para a Comissão Especializada Permanente sobre Governos Autônomos, Descentralização, Competências e Organização Territorial da Assembleia.

Os convocados para a mesa legislativa na quarta-feira são o Ministro do Meio Ambiente, Sade Fristchi; Roberto Luque, de Obras Públicas e responsável pela pasta de Energia e Minas; a Ministra do Interior, Monica Palencia; Nielsen Olsen, do Turismo; e Gian Carlos Loffredo, da Defesa.

A mídia local e as organizações ambientais indicam que o Ministério chefiado por Fritschi autorizou o projeto de desenvolvimento urbano na área declarada em 2001 como “floresta e vegetação de proteção”.

Em entrevista ao BN Periodismo, Roberto Palacios, da Fundação Ecológica Oloncito, criticou o fato de a vegetação estar sendo afetada em uma faixa de 10 a 15 metros com o consentimento das autoridades ambientais e com o argumento de que a terra é propriedade da empresa Vinazin.

Essa entidade planejou o projeto chamado Echo, que consiste em um conjunto de quatro edifícios com diferentes andares cada um e incluiria áreas sociais, áreas verdes, estacionamento para visitantes, estradas de acesso, acesso à praia, entre outras obras.

Além disso, os ativistas denunciaram que o Ministro Luque é um dos acionistas da empresa Geosísmica, responsável pelos estudos para a construção da urbanização, e que a filha de Palencia processou as licenças para as obras.

Diante dos protestos dos moradores, policiais da Unidade de Manutenção da Ordem e do Grupo de Operações Especiais chegaram ao local na terça-feira.

Os legisladores do movimento Revolução Cidadã exigiram a suspensão imediata do projeto e o início de uma investigação completa sobre as irregularidades e conexões políticas que facilitaram essa atrocidade. “O uso indevido da consulta popular e a repressão policial contra defensores do meio ambiente e membros da comunidade local são evidências de um abuso de poder que não podemos tolerar”, enfatizou a organização política em referência à presença de policiais uniformizados na área.

oda/avr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES