22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Juíza presidirá a Justiça Eleitoral pela segunda vez no Brasil

Juíza presidirá a Justiça Eleitoral pela segunda vez no Brasil

Brasília, 8 mai (Prensa Latina) A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia tomou posse hoje, pela segunda vez, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, através de uma votação simbólica realizada por meios eletrônicos.

Kassio Nunes Marques, também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito vice-presidente.

Esse simbolismo da eleição é justificado porque as regras internas do tribunal determinam que a presidência e a vice-presidência devem ser ocupadas pelos dois representantes mais antigos do STF no tribunal eleitoral.

“Agradeço em meu nome e em nome do ministro Nunes Marques a confiança do tribunal pelos votos proferidos, comprometendo-nos a honrar a Constituição, as leis da república”, disse Lúcia.

Ele observou que ambos estavam “totalmente comprometidos com responsabilidade e dedicação absoluta para garantir que a Justiça Eleitoral continue a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”.

A magistrada está em sua segunda passagem pelo TSE. De novembro de 2009 a novembro de 2013, ela atuou no tribunal, tornando-se presidente da Justiça Eleitoral em 2013.

Ela retornou ao tribunal em agosto de 2020 como ministra substituta, assumindo o cargo dois anos depois. Em 25 de maio de 2023, foi eleita vice-presidente do TSE.

No final de fevereiro, ela foi a relatora das resoluções para as eleições de 2024, com uma regulamentação sem precedentes sobre o uso de Inteligência Artificial (IA).

Além disso, aumentar a responsabilidade das grandes empresas de tecnologia no controle da disseminação de notícias falsas e do uso de deep fakes (alteração de fotos e vídeos com a ajuda de IA) por candidatos em campanha.

Lúcia, de 70 anos, substitui Alexandre de Moraes, que deixa o tribunal e a presidência do TSE em 3 de junho, quando serão empossados os novos presidente e vice-presidente.

mem/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES