23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Maior navio da América Latina atende vítimas de tragédia no Brasil

Maior navio da América Latina atende vítimas de tragédia no Brasil

Brasília, 8 mai (Prensa Latina) A Marinha do Brasil enviará hoje o Navio-Aeródromo Polivalente (NAM-Atlántico), o maior navio de guerra da América Latina, para ajudar a população do Rio Grande do Sul, estado atingido por tempestades desde o fim de abril.

Autoridades da Marinha informaram que o objetivo do NAM-Atlântico é resgatar pessoas isoladas e transportar suprimentos por locais alagados.

O carro-chefe da frota nacional sairá do Rio de Janeiro rumo ao Rio Grande do Sul com oito navios de médio e pequeno porte e duas estações móveis de tratamento de água.

No dia 30 de abril, a Marinha despachou oito barcos. Nesta quarta-feira, outro navio com doações também será destinado à divisão territorial.

Da mesma forma, a frota anunciou o envio de 40 viaturas e 200 militares para atuar na limpeza das ruas, além de equipes de saúde formadas por médicos e enfermeiros.

O último boletim da Defesa Civil indicou que fortes chuvas e inundações causaram 95 mortes até o momento. Outras quatro mortes ainda estão sob investigação para determinar se estão relacionadas aos eventos meteorológicos.

Da mesma forma, estão registrados 131 desaparecidos e 372 feridos. Além disso, há 207,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, 48,8 mil estão em abrigos e 159 mil deslocados (em casas de familiares ou amigos).

O Rio Grande do Sul tem 401 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao mau tempo e 1,4 milhão de pessoas afetadas.

Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou a falta de recursos federais para atender às necessidades do território afetado.

“O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul. É um estado muito importante do ponto de vista artístico, cultural, do trabalho e da nossa cultura. O que vamos fazer é devolver ao Rio Grande do Sul o que ele merece. “voltar a poder tocar a vida”, afirmou Lula em extensa entrevista concedida às rádios no programa Bom dia, presidente.

Em seu discurso, o presidente destacou que o objetivo do governo federal é não permitir que a burocracia coloque obstáculos à liberação de recursos.

Sobre o projeto de decreto legislativo, enviado pelo governo federal, que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e já aprovada pela Câmara dos Deputados, Lula avaliou que a proposta é iniciar a liberação de recursos por meio dos ministérios.

O que posso garantir, frisou, é que há cem por cento de vontade da Câmara, do Senado, do Tribunal de Contas e do Judiciário para que o povo forneça os recursos na medida do possível.

Segundo o fundador do Partido dos Trabalhadores, “os ministérios têm estrutura nos estados, mas queremos trabalhar em conjunto com as secretarias estaduais”.

jha/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES