4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Petro disse que a ação contra ele é o início de um golpe de Estado

Petro disse que a ação contra ele é o início de um golpe de Estado

Bogotá, 8 mai (Prensa Latina) O presidente colombiano, Gustavo Petro, qualificou hoje como o início de um golpe brando contra ele a apresentação de um relatório que questiona o financiamento de sua campanha eleitoral em 2022.

As acusações foram apresentadas por dois magistrados do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), alegando supostas violações dos limites máximos dos montantes permitidos por lei para serem gastos durante uma campanha política.

Em resposta à divulgação deste facto por um meio de comunicação social opositor ao governo, o presidente disse na sua rede social X que as doações a partidos como as feitas ao Centro Democrático pela Keralty, uma empresa de origem espanhola que detém a Empresa Promotora de Salud Sanitas, são inquestionáveis.

No entanto, acrescentou, as contribuições feitas por sindicatos ao movimento Colômbia Humana, liderado por Petro, tornam-nas irregulares quando são permitidas por lei, e até fazem com que alegados pagamentos efectuados após o fim da campanha sejam apresentados como se tivessem ocorrido durante a campanha.

O deputado considerou que os gastos com as testemunhas eleitorais que zelam pelos votos já depositados não constituem um ato de campanha, mas sim, segundo ele, um direito e uma obrigação dos cidadãos.

Por lei, a campanha termina antes do dia das eleições, explicou.

Esta não é a primeira vez que o presidente denuncia tentativas de afastá-lo do poder.

Em fevereiro passado, afirmou na sua rede social que acções repetidas várias vezes nas campanhas de outros partidos políticos, como aquele a que pertence o ex-procurador-geral Francisco Barbosa (Centro Democrático), e que foram anteriormente declaradas legais, estão a ser criminalizadas no seu caso com desespero.

Afirmou na altura que os sindicatos foram invadidos, os sindicatos foram torturados e as testemunhas foram pressionadas a acusar o Presidente, mas tem sido em vão.

A acusação apresentada hoje contra a campanha presidencial de Petro permitirá que os oito magistrados da CNE, com exceção dos dois queixosos, votem a aprovação do processo, o que daria luz verde à investigação.

Se decidirem contra, o processo será arquivado.

ro/ifs/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES