O passeio começa na bela basílica de Notre-Dame de la Garde e termina no estádio Velodrome, sede do Olympique de Marseille. No dia anterior, a chama chegou ao solo francês vinda da Grécia a bordo do veleiro de três mastros Belém, com uma cerimônia de boas-vindas que atraiu 150.000 pessoas no Porto Velho da cidade de Faroe, incluindo a iluminação do caldeirão.
O multimedalhista das cinco argolas na natação Florent Manaudou foi o primeiro portador da tocha, seguido pelo monarca paraolímpico Nantenin Keïta e pelo rapper Jul.
Na quinta-feira, cerca de trinta glórias esportivas, personalidades e cidadãos participarão dos revezamentos em Marselha.
Entre os portadores de hoje estão o ex-jogador de basquete da NBA Tony Parker, os ex-craques do futebol Didier Drogba e Jean-Pierre Papin, os campeões olímpicos Pascale Trinquet-Hachin (esgrima) e Denis Gargaud-Chanut (canoagem), os rappers Soprano e Alonzo, o premiado chef Alexandre Mazzia e os artistas Nicole Ferroni e Redouane Bougheraba.
Um total de 10.000 pessoas será encarregado de levar a chama por 400 cidades e vilas, incluindo territórios ultramarinos, em uma jornada de 68 dias até a inauguração do evento sob os cinco anéis, em uma cerimônia que deverá ter o Rio Sena como principal protagonista.
A chama olímpica passará por locais históricos e importantes, como o Mont Saint-Michel, as cavernas de Lascaux, a cidade medieval de Carcassonne, as praias de desembarque dos Aliados na Normandia, o palácio de Versalhes, os vinhedos de Saint-émilion e Chablis, o Mont Blanc nos Alpes e Cannes, sede de um dos festivais de cinema mais famosos do mundo.
kmg/wmr/bm