17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Guatemala espera reabertura do mercado de camarão com México

Guatemala espera reabertura do mercado de camarão com México

Cidade da Guatemala, 9 de mai (Prensa Latina) Dada a atual crise da indústria do camarão guatemalteca, o Governo espera que as autoridades mexicanas informem como cumprirão a ordem judicial para a entrada do produto.

O Ministério das Relações Exteriores local especificou que promove junto às autoridades correspondentes do país vizinho o estabelecimento do alcance, temporalidade e especificidades que terá a implementação da resolução do Sétimo Tribunal Distrital do Estado de Sinaloa.

O Comissário explicou, num comunicado de imprensa, que o encerramento das fronteiras mexicanas à entrada de camarão de viveiro proveniente dos países da América Central e do México signatários do Acordo de Comércio Livre (ACL).

Esta resolução ocorre no âmbito de um processo judicial federal no México iniciado em 2023, que provocou o cancelamento temporário de todas as fronteiras aéreas, terrestres ou marítimas para a entrada deste crustáceo proveniente da região, explicou o ministério.

O mesmo, ampliado no texto, alegava contrabando ou triangulação de camarão do Equador, através dos Estados Centro-Americanos.

A medida provocou o fechamento de 21 pontos autorizados para a entrada deste produto, o que deixou como única opção a entrada da mercadoria pelo Porto Progreso de Castro, em Yucatán, e afetou a competitividade do setor, observou.

Descreveu os esforços envidados ao considerar a urgência do caso e o impacto negativo que a medida pode ter nas áreas onde esta indústria gera mais de cinco mil empregos (departamentos de San Marcos, Retalhuleu, Suchitepéquez, Escuintla, Santa Rosa e Jutiapa).

Nesse sentido, sublinhou, no dia 23 de abril, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Ramiro Martínez, realizou uma reunião bilateral com a sua homóloga do México, Alicia Bárcena, na qual a situação de restrições ao camarão nacional apareceu como um dos principais pontos da agenda daquele mercado.

A Guatemala mantém – assegurou a organização – seu compromisso de garantir o cumprimento dos acordos estabelecidos no TLC entre o México e a América Central.

Em 22 de janeiro, a Direção Geral Jurídica de Alfândegas asteca emitiu a ordem de fechamento temporário das fronteiras sob o referido argumento e incluiu também Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.

Durante 2023, a Guatemala exportou aproximadamente três milhões de quilos de camarão para o México, que passaram pela alfândega em Ciudad Hidalgo, localizada em Chiapas.

Este território fornece o produto ao país vizinho há 16 anos, segundo relatórios sob regulamentos e certificações do mais alto nível, enquanto aquele Estado constitui o terceiro parceiro comercial do sector.

kmg/znc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES