Convocado para os dias 9 e 10 de maio, o principal evento da ONU para o setor civil será realizado pela primeira vez em um país africano.
Um dos objetivos do evento é apoiar os preparativos para a próxima Cúpula do Futuro, que deve reunir cerca de 3.000 representantes de organizações não governamentais e acadêmicos de mais de 100 países.
Os participantes procurarão mostrar à comunidade internacional como avançar em direção à aspiração da Cúpula do Futuro de um sistema internacional mais bem equipado para gerenciar os desafios de agora e do futuro, para o benefício de toda a humanidade e das gerações vindouras.
Guterres discursará na sessão de encerramento, na sexta-feira, com um apelo para revitalizar o multilateralismo, já que o mundo enfrenta conflitos, desigualdade e a crise climática.
No mesmo dia, o chefe da ONU realizará uma coletiva de imprensa no escritório da ONU na capital do Quênia.
O fórum internacional também reúne altos funcionários do sistema da ONU, organizações internacionais líderes da sociedade civil, acadêmicos, formadores de opinião e a mídia internacional para discutir questões de interesse global.
kmg/ebr/bm