“Não, países hostis não foram convidados para o desfile pelo terceiro ano. Eles não foram convidados nesses anos, desde 2022, porque os governos desses países seguem uma política agressiva em relação ao nosso Estado”, disse ela em uma entrevista à agência de notícias TASS.
Entretanto, essa decisão não se aplica a representantes de organizações públicas de veteranos dos mesmos países não amigos, especificou Zakharova.
As pessoas que fizeram da preservação da memória da Segunda Guerra Mundial o trabalho de suas vidas, que prestam tributo a seus companheiros de armas, os soldados do Exército Vermelho, são sempre deles para a Rússia, acrescentou.
Aqueles que preservam a verdade sobre aqueles dias, aqueles que, apesar das ameaças, não prometeram reescrever a história, é claro, são sempre convidados bem-vindos para nós, que sempre queremos ver e sempre recebemos de braços abertos, enfatizou.
Ao mesmo tempo, o diplomata enfatizou que os próprios embaixadores dos países não amigos mencionados acima muitas vezes não compartilham a posição de seus governos, considerando-a tola e totalmente míope.
No entanto, eles são forçados a representar essa abordagem negativa, são forçados a se associar à abordagem de seus líderes. Portanto, não, eles não foram convidados. E desta vez eles também não foram convidados, resumiu a porta-voz.
mem/gfa/bm