De acordo com uma reportagem da televisão nacional, o vice-presidente cubano expressou ao visitante turco sua satisfação com o bom estado das relações bilaterais durante a reunião realizada no dia anterior no Palácio da Revolução, a sede do governo.
Ao longo de mais de sete décadas, a ilha caribenha e a nação eurasiática mantiveram fortes laços políticos e estão explorando oportunidades de crescimento na esfera comercial, compartilharam o vice-presidente da República e o presidente do Parlamento turco.
Por sua vez, o visitante turco agradeceu a hospitalidade recebida desde sua chegada à ilha caribenha e expressou seu prazer em se tornar o primeiro presidente do parlamento turco a visitar Havana.
No mesmo dia, o primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero, também recebeu o líder do corpo legislativo da Turquia, que está em uma agenda de trabalho aqui a convite de seu homólogo Esteban Lazo.
Ao recebê-lo também na sede do executivo, o chefe de governo cubano reafirmou que sua presença em Havana fortaleceria os laços interparlamentares e os laços entre os dois governos.
Marrero destacou que há oportunidades reais para a Turquia participar com sua comunidade empresarial na realização do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030.
KurtulmüüŸ foi recebido na manhã de quarta-feira por seu homólogo e presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Esteban Lazo, que agradeceu em nome da nação caribenha o tradicional apoio da Turquia à resolução apresentada pela ilha nas Nações Unidas contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos.
A Turquia considera a nação caribenha como aliada e amiga na região da América Latina e do Caribe, enfatizou KurtulmuŸ, expressando sua rejeição ao cerco econômico, comercial e financeiro imposto à ilha das Antilhas.
mem/lld/bm